Pesquisar este blog

Carregando...

sábado, 5 de fevereiro de 2011

COVIL DE LEÕES!

-SERVAMARA-



Nínive, capital esplendorosa do Império Assírio reinava soberana...Os leões viviam nos arredores dela; seus reis garbosos, caçavam eles, traziam suas cabeças como troféus!

Eles se institulavam Bravos Leões!

Uma cidade orgulhosa, soberba, sanguinária; onde reinava os enganos, os roubos, a violência, a prostuições, o mal; seu poderio miltar oprimia diversas nações; o poderoso Egito caiu aos seus pés; também oprimindo intensamente a Judá.

Cidade que se julgava imbatível pela sua força, pelo seu poder!

Mas ela foi totalmente destruída pelos Medos e Babilônicos! Sua soberba, arrogância ruiu ao chão!

Conforme profetizado, primeiro pelo profeta Jonas; e um século depois pelo profeta Naum, que previu a sua ruína completa; inclusive mandando eles se preparem com seu arsenal de armas, com uma certa ironia, pois eles não se arrependeriam dos seus maus caminhos, e seriam destruídos pela ira do Senhor!


Nínive desde que existiu tem sido como um tanque de águas, porém elas agora vazam. Parai, parai, clamar-se-á; mas ninguém olhará para trás.

Saqueai a prata, saqueai o ouro, porque não têm fim as provisões, riquezas há de todo o gênero de bens desejáveis.

Vazia, esgotada e devastada está; derrete-se o seu coração, e tremem os joelhos, e em todos os lombos há dor, e os rostos de todos eles enegrecem.

Onde está agora o covil dos leões, e as pastagens dos leõezinhos, onde passeava o leão velho, e o filhote do leão, sem haver ninguém que os espantasse?

O leão arrebatava o que bastava para os seus filhotes, e estrangulava a presa para as suas leoas, e enchia de presas as suas cavernas, e os seus covis de rapina.

Eis que eu estou contra ti, diz o SENHOR dos Exércitos, e queimarei na fumaça os teus carros, e a espada devorará os teus leõezinhos, e arrancarei da terra a tua presa, e não se ouvirá mais a voz dos teus mensageiros. Na 2:8-13


E quantas cidades, quantas nações, atualmente se julgam imbatíveis, soberanas, orgulhosas, confiantes em suas riquezas, armamentos!

Quantas cidades, nações são sanguinárias, cheias de enganos, mentiras, prostituições, idolatrias... Jazem na morte, na perdição!

Sem se lembrarem que existe um Senhor que tudo sonda, enxerga, alcança!

Que Naquele Grandioso Dia , todas elas, estarão perante Aquele, que esqueceram, desprezaram!

QUE O EXEMPLO DO QUE ACONTECEU COM NÍNIVE SEJA UMA ALERTA PARA TODOS POVOS, TODAS NAÇÕES!

Por favor, leiam, releiam, Na 1, 2, 3!


E todos os reis se prostrarão perante ele; todas as nações o servirão.
Salmos 72:11

Levanta-te, ó Deus, julga a terra, pois tu possuis todas as nações.
Salmos 82:8

Todas as nações me cercaram, mas no nome do SENHOR as despedaçarei.
Salmos 118:10

E farei tremer todas as nações, e virão coisas preciosas de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos.
Ageu 2:7

E acontecerá naquele dia, que procurarei destruir todas as nações que vierem contra Jerusalém;
Zacarias 12:9

Todas as nações são como nada perante ele; ele as considera menos do que nada e como uma coisa vã.
Isaías 40:17

Todas as nações que fizeste virão e se prostrarão perante a tua face, Senhor, e glorificarão o teu nome.
Salmos 86:9

E trarei sobre aquela terra todas as minhas palavras, que disse contra ela, a saber, tudo quanto está escrito neste livro, que profetizou Jeremias contra todas estas nações.
Jeremias 25:13

Os ímpios serão lançados no inferno, e todas as nações que se esquecem de Deus.
Salmos 9:17

Suscitem-se os gentios, e subam ao vale de Jeosafá; pois ali me assentarei para julgar todos os gentios em redor.
Joel 3:12

Porque conheço as suas obras e os seus pensamentos; vem o dia em que ajuntarei todas as nações e línguas; e virão e verão a minha glória.
Isaías 66:18



















MUSEU!

-SERVAMARA-


Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;

Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo. 2 Pe 1:3-4



O que significa a palavra museu?

Essa palavra vem do grego. Mouseîon,'templo das musas'; é qualquer estabelecimento permanente criado para conservar, estudar, valorizar pelos mais diversos modos, e sobretudo expor para deleite e educação do público, coleções de interesse artístico, histórico e técnico. (Extraído)


É muito interessante, gratificante e edificante visitar um museu, onde podemos nos deliciar vendo obras de arte, coleções de objetos artisticos, históricos, científicos e técnicos; Enfim, é uma maneira de conservar, resgatar o nosso passado.

Muitas pessoas pensam que as Promessas do Senhor contidas na Bíblia, são como as obras de arte que adornam os museus; são muitas belas de se olharem; mas não tem sentido prático na nossa vida atual; pois são promessas feitas aqueles homens, mulheres do passado; e que não são para nós!

Por mais que nos esforcemos não conseguimos alcançá-las!

Um certa vez, conversando com uma pessoa, ela me indagou: Irmã, você já viu alguém erguer um monte e lançá-lo ao mar ?

Essa pessoa era cristã, mas só porque sua fé era falha, insuficiente; ela preferiu acreditar nos sussurros malignos, que é coisa do passado o que o Senhor Jesus falou e não é possível realizar atualmente!

Porque em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, tudo o que disser lhe será feito. Mc 11:23

Eu respondi que ainda não tinha visto; mas creio ser possível; pois um homem igual a nós, sujeito as mesmas paixões; orou e pediu que não chovesse por três anos e seis meses e o Senhor honrou a sua fé, e não choveu sobre a terra , assim como foi determinado! Tg 5:17

Em Nome do Senhor Jesus, TUDO é possível aqueles que creem!

As promessas do Senhor estão disponíveis a todos, aqueles , que têm uma poderosa fé, pra tomar posse delas!

Não são obras de arte, nem objetos expostos nos museus; elas são PROMESSAS VIVAS, ATUAIS, vindas diretamente do Trono de Deus!

Apenas, faltando homens valorosos, mulheres valorosas, que se habilitem, tenham fé!

JESUS CRISTO É O LEGADO VIVO, DO CUMPRIMENTO DA PROMESSA DO SENHOR AOS QUE CREEM!


Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16

Irmão, Irmã...Como duvidar ou achar que as Promessas do Senhor são meras palavras do passado?

Se por todos lados, vemos Sinais e Maravilhas das suas Promessas se realizando!

A cada manhã, quando nos levantamos, andamos, temos vida...Várias das suas Promessas são concretizadas em nossas vidas!


Os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões,
Hebreus 11:33

Que são israelitas, dos quais é a adoção de filhos, e a glória, e as alianças, e a lei, e o culto, e as promessas;
Romanos 9:4

Digo, pois, que Jesus Cristo foi ministro da circuncisão, por causa da verdade de Deus, para que confirmasse as promessas feitas aos pais;
Romanos 15:8

Porque todas quantas promessas há de Deus, são nele sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós.
2 Coríntios 1:20

Mas agora alcançou ele ministério tanto mais excelente, quanto é mediador de uma melhor aliança que está confirmada em melhores promessas.
Hebreus 8:6

Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus.
2 Coríntios 7:1

Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: E às descendências, como falando de muitas, mas como de uma só: E à tua descendência, que é Cristo.
Gálatas 3:16

Para que vos não façais negligentes, mas sejais imitadores dos que pela fé e paciência herdam as promessas.
Hebreus 6:12

Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado; sim, aquele que recebera as promessas ofereceu o seu unigênito.
Hebreus 11:17

Porque para Deus nada é impossível.
Lucas 1:37

Palavra alguma falhou de todas as boas coisas que o SENHOR falou à casa de Israel; tudo se cumpriu.
Josué 21:45

Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.
Hebreus 10:23

E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
João 14:13





NENHUM HOMEM É UMA ILHA ISOLADA!

-SERVAMARA-


Vocês já olharam uma caixa da laranjas?

Elas são tão belas, tão unidas; logo, dá vontade, de comprá-las e saboreá-las;

Compramos e quando chegamos em casa, percebemos que uma delas está podre...Se não separamos essa laranja das outras; ela contamina as outras, e se persistimos em nossa preguiça e negligência , todas as outras laranjas apodrecerão!

A Bíblia nos alerta sobre isso, que um pecado de uma pessoa pode afetar uma nação!

Quando Deus fez um Nova Aliança com o seu povo, Moisés no seu quarto discurso alerta as eles sobre esse tema; que um indivíduo que pecasse, desobedecesse aos santos desígnios do Senhor, deveria ser separado, não ficar anônimo; que a maldição do Senhor recairia sobre ele!

Inclusive faz uma comparação, que esse homem seria igual uma raiz amarga, que produziria erva venenosa e amarga, contaminando a todos!


Para que entre vós não haja homem, nem mulher, nem família, nem tribo, cujo coração hoje se desvie do SENHOR nosso Deus, para que vá servir aos deuses destas nações; para que entre vós não haja raiz que dê veneno e fel;

E aconteça que, alguém ouvindo as palavras desta maldição, se abençoe no seu coração, dizendo: Terei paz, ainda que ande conforme o parecer do meu coração; para acrescentar à sede a bebedeira.

O SENHOR não lhe quererá perdoar; mas fumegará a ira do SENHOR e o seu zelo contra esse homem, e toda a maldição escrita neste livro pousará sobre ele; e o SENHOR apagará o seu nome de debaixo do céu.

E o SENHOR o separará para mal, de todas as tribos de Israel, conforme a todas as maldições da aliança escrita no livro desta lei. Dt 29:18-21


Paulo também alerta a Igreja de Coríntios sobre esse tema, pois no seio dela, eles estavam permitindo que um homem traísse o seu pai e se prostituísse com sua mulher; a Igreja omissa, permitia tão abominação! 1 Co 5:1

Ele compara esse homem como um pouco de fermento, que levada toda massa. 1 Co 5:6

Ele orienta que esse homem seja advertido, tirado do meio da igreja, para não contaminar seus outros membros!

Agindo assim, os membros dessa Igreja estavam ajudando esse homem, a se libertar dos ardis malignos!


Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem abuse da mulher de seu pai.

Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.

Eu, na verdade, ainda que ausente no corpo, mas presente no espírito, já determinei, como se estivesse presente, que o que tal ato praticou,

Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, juntos vós e o meu espírito, pelo poder de nosso Senhor Jesus Cristo,

Seja entregue a Satanás para destruição da carne, para que o espírito seja salvo no dia do Senhor Jesus. 1 Co 5:1-5


E quantos maus exemplos acontecem atualmente no seio das nossas Igrejas; e quantos se calam diante das prostituições, adultérios, idolatrias dos seus membros!

Como deixar um pastor, um missionário ser adúltero, bígamo, prostituto, roubador, enganador e continuar pregando a Palavra do Senhor?

Como se não estivesse acontecendo absolutamente nada!

Não significa que esse homem ou mulher se arrependam dos seus pecados, desvarios; não sejam participantes da Graça e da Misericórdia do Senhor, sendo acolhidos, salvos, novos homens e novas mulheres!

Mas enquanto estão cegos, cambaleantes, devem ser afastados do púlpito, das viagens missionárias, do Evangelismo, etc.

Se uma simples laranja podre em uma caixa contamina todas as outras laranjas; imaginem o estrago que um só membro desviado ocasionará na sua igreja; se não for exortado, separado, divulgado a todos, esse mau exemplo!

E ESTÁ ESCRITO NA PALAVRA : O PECADO DE UMA PESSOA PODE AFETAR UMA NAÇÃO! Dt 29:18-20!

LEMBRE-SE: NENHUM HOMEM É UMA ILHA ISOLADA!

NOSSOS ATOS, PECADOS, DESVARIOS...NÃO AFETAM A NÓS, MAS A NOSSA FAMÍLIA, DESCENDÊNCIA, NOSSA IGREJA, NOSSA CIDADE, ESTADO, PAÍS!

E O PIOR, ATRAÍMOS A IRA DO SENHOR SOBRE NÓS!

PERDENDO NOSSA PRECIOSA SALVAÇÃO, POR MANJARES, PRATOS DE LENTILHAS MALIGNOS!

Quando professamos a fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, não somos mais João, Maria, Pedro, Aimara, etc...Somos Servos , Servas do Senhor, não nos pertecemos mais, deixamos morrer aquele velho homem, aquela velha mulher; Crucificados em Cristo estamos!

NÃO PODEMOS DÁ MAUS EXEMPLOS E TESTEMUNHOS!

Lembre-se do pecado de Acã que prejudicou a ele, a sua família e a sua comunidade!


E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do SENHOR se acendeu contra os filhos de Israel.

Então disse Josué a Acã: Filho meu, dá, peço-te, glória ao SENHOR Deus de Israel, e faze confissão perante ele; e declara-me agora o que fizeste, não mo ocultes.

E respondeu Acã a Josué, e disse: Verdadeiramente pequei contra o SENHOR Deus de Israel, e fiz assim e assim.

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela.

Então Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda; e eis que tudo estava escondido na sua tenda, e a prata por baixo.

Tomaram, pois, aquelas coisas do meio da tenda, e as trouxeram a Josué e a todos os filhos de Israel; e as puseram perante o SENHOR.

Então Josué, e todo o Israel com ele, tomaram a Acã filho de Zerá, e a prata, e a capa, e a cunha de ouro, e seus filhos, e suas filhas, e seus bois, e seus jumentos, e suas ovelhas, e sua tenda, e tudo quanto ele tinha; e levaram-nos ao vale de Acor.

E disse Josué: Por que nos perturbaste? O SENHOR te perturbará neste dia. E todo o Israel o apedrejou; e os queimaram a fogo depois de apedrejá-los.

E levantaram sobre ele um grande montão de pedras, até o dia de hoje; assim o SENHOR se apartou do ardor da sua ira; pelo que aquele lugar se chama o vale de Acor, até ao dia de hoje. Js 7:1,19-26


Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hb 12:15


TIRE A LARANJA PODRE DO TEU MEIO...ONDE ELA ESTIVER, EM QUALQUER CARGO QUE EXERCER!!!
















CASTELO FORTE É O NOSSO DEUS!


-SERVAMARA-


Quem não se recorda quando era criança e ficava na praia , tantas horas, entretidos na construção de um lindo castelo de areia; e de repente, vinha uma onda e desmanchava tudo...E persistiamos, construindo tudo de novo.

Tempo bom, de tanta pureza, de alegrias, de momentos tão prazerosos!

Aí crescemos, ficamos adultos; mas nas nossas mentes, continuamos imaginando mil castelos
de areia; e muitos deles, continuam se desmanchando nos contratempos da vida; muitas vezes, se desmancham por dependerem da ajuda de outras pessoas, e elas não nos ajudam, decepcionam; outras vezes, dependem de nós, da nossa persistência, do nosso tempo, da nossa dedicação.

Mas muito deles, por mais que nos esforcemos, sonhemos...São construídos, mas são destruídos!

Vaidade da vaidades! diz o pregador, vaidade das vaidades! Tudo vaidade! Ec 1:2

Todos nossos castelos reais ou imaginados...Todos são vaidades!

O Único Castelo Forte construído, e que não é destruído, nem é afetado pelos intempéries da vida, nem afetado pelas oscilações das pessoas...É o nosso Deus, Ele é imutável, perdura eternamente!

Ele é o nosso Baluarte; o nosso Escudo;o nosso Libertador; Alicerce que nunca desaba ; Fogo que jamais se apagará!

Ele nos doou seu Filho Amado, LUZ que nos guiará nessa jornada; RUMO ao seu Glorioso Reino!

Deixo para vocês um tocante hino escrito por Martinho Lutero, num momento de lutas, tribulações, perseguições e investidas malignas! Que foi denominado "A Batalha de Lutero"

CASTELO FORTE É NOSSO DEUS!

COM ELE, ESTAMOS APTOS A ENFRENTARMOS AS BATALHAS DA VIDA!




CASTELO FORTE

De grandes ameaças e sofrimentos nascem os nossos melhores hinos. O primeiro hino de Lutero, (*1483+1546) consagrado a dois frades martirizados, intitulou-se O Cântico dos Dois Mártires de Cristo em Bruxelas, Queimados pelos Sofistas de Louvain. Seu hino inigualável, Castelo Forte, foi escrito "na hora mais escura na história deste movimento".

Perseguições da parte do Imperador Carlos V ameaçavam a existência dos chamados "Protestantes". Lutero mesmo sofria ameaças de morte à toda hora. Sofria fisicamente, também. Quando foi acometido pela "praga" que ceifou muitos dos seus irmãos na fé, deu as suas despedidas à sua família. Mas Deus tinha outro plano para Martinho Lutero.

Este hino, Castelo Forte, escrito em 1529, em Coburg, foi o chamado à batalha de Lutero. James Moffatt chamou-o de "o maior hino , do maior homem, do maior período da história da Alemanha". Foi cantando com emoção e sinceridade ao longo desses quase quatro séculos, em milhares de línguas, que essa melodia chegou até nós. Define até onde podemos confiar em nosso Castelo Forte, nosso Escudo e Boa Espada. Mostra, também , quem é o nosso inimigo;o Tentador, com seus adeptos, contra os quais em nós mesmos não há força para resistirmos. Mas, Cristo o venceu na cruz. Quem nos defende é o Senhor dos altos céus, o próprio Deus.

O grande acusador cairá com UMA SÓ PALAVRA!



Castelo forte é nosso Deus,
espada e bom escudo,
com seu poder defende os Seus,
em todo transe agudo.

A nossa força nada faz,
estamos , sim perdidos;
mas nosso Deus socorro traz,
e somos protegidos.

Defende-nos Jesus,
o que venceu na cruz,
Senhor dos altos céus;
e sendo o próprio Deus,
triunfa na batalha.

Se nos quisessem devorar,
demônios não contados,
não nos podiam assustar,
nem somos derrotados.
O grande acusador,
dos servos do Senhor,
já condenado está;
vencido cairá,
por uma só palavra.

Sim, que a palavra ficará,
sabemos com certeza,
e nada nos assustará,
com Cristo por defesa.

Se temos de perder,
os filhos, bens e lar,
embora a vida vá,
por nós Jesus está,
e dar-nos-á seu Reino.

Martinho Lutero

Hino Castelo Forte

ELE me protege como um escudo, ELE é o meu abrigo, e com ELE estou seguro. Sl 18







quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

COMO O MAR, COMO O MÉRCURIO, COMO O ÉTER!

-SERVAMARA-




O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.Tg 1:8


Tu és homem insconstante como mar;

Tu és volátil como mércurio , a se espalhar pelo chão e a nos confundir a tocá-lo!

Tu és como éter, teu perfume inebria, alegra e encanta; mas passado aquele momento, evapora, desencanta!

Tem mil faces, inúmeras reações, a tua arte de conquistar, enganar; foi adquirida no primórdios da tua rebelião!

Atrai para sua teia maligna, suas vítimas, pobres, indefesas; prometendo amor, libertade e as escravizam; e depois, elas gemem, agonizam, perante o teu veneno letal!

Tu és mestre em conhecer a Palavra; também é mestre em deturpá-la, blasfemá-la e não praticá-la!

Tu transfiguras em anjo de luz, e a cada dia, angaria mais adeptos pra teu reino!

Tu ensinas a eles, a serem inconstantes, dobres, em todos os seus caminhos!

A disseminarem os teus ensinos diabólicos...Podes rires, pois o teu fim está próximo!

Serão lançados, tu e teus adeptos, no lago do fogo ardente, perene; atormentados, gemerão eternamente!

CUIDADO, TU QUE ÉS INCONSTANTE, E TRAZ NA TUA FACE, MARCA, MANCHA DO SENHOR , QUE TE INCLINAS E SERVES!


E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.
2 Coríntios 11:14

Filho do homem, levanta uma lamentação sobre o rei de Tiro, e dize-lhe: Assim diz o Senhor DEUS: Tu eras o selo da medida, cheio de sabedoria e perfeito em formosura.

Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônica, topázio, diamante, turquesa, ônix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados.

Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas.

Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Ez 28:12-15

E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre. Ap 20:10













UM CESTO DE FRUTOS DE VERÃO



-SERVAMARA-


O Sol brilha lá fora...É verão, a estação predileta para muitas pessoas;

Tempo de curtir a natureza, ir a praia, passear, viajar, expandir novos horizontes;

Saborear as frutas , sucos, comidas exóticas, saborosas.

E nessa mesma época, estação tão esperada, cantada em versos e prosas; muitas pessoas aproveitam ela, para se excederem no mundo das drogas, bebidas, prostituições, adultérios, idolatrias e desvarios.

Oprimindo os fracos, enganando-os, roubando-os; deixando vencer pelas concupiscências da carne, da cobiça dos olhos; sendo infiéis, arrogantes, orgulhosos.

Mesmo no meio cristão, muitos se envolvem nesse clima de férias, de festas, de agitações; louvando o Senhor, apenas em palavras, mas não em atitudes e adoração!

Como se dissesse ao Senhor: Fique aqui, me aguarde um pouco, pois estou de férias, é verão!

Tempo de curtir e aproveitar!

Na Bíblia, temos um exemplo de um homem, que não se considerava profeta, nem discípulo de profetas, apenas um boiadeiro e colhedor de sicômoros ; seu nome era Amós e foi usado pelo Senhor, para profetizar ao povo de Israel;

Um homem simples e corajoso, que não se inibia perante os poderosos: O sacerdote Amazias , o Rei Uzias e o Rei Jeroboão II.

Ele profetizou contra esse povo, que agia conforme nosso povo age atualmente; que o Juízo de Deus estava próximo e que eles seriam levados, exilados.

Portanto, assim diz o SENHOR: Tua mulher se prostituirá na cidade, e teus filhos e tuas filhas cairão à espada, e a tua terra será repartida a cordel, e tu morrerás na terra imunda, e Israel certamente será levado cativo para fora da sua terra. Am 7:17

Assim como Amós, todos nós, servos, serva, somos atalaias do Senhor; e não podemos nos contaminar pelos ardis do maligno, que usa essa estação, tão quente, para nos engodar e tragar pelos seus atraentes frutos, que a primeira vista são belos, mas por dentro estão podres, bichados e geram a morte eterna.

É VERÃO...É TEMPO DE PRUDÊNCIA, DE SILÊNCIO...O TEMPO É MAU! Am 5:13


Mas não podemos ficar calados diante das injustiças, enganos, prostituições, adultérios, idolatrias!

Eu cri, eu falo, eu escrevo!

Em todas as estações, o Senhor é o Senhor dos Senhores!

E CADA UM COLHERÁ O FRUTO QUE SEMEAR!


Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.Gl 6:7













SANTO, SANTO, SANTO!

-SERVAMARA-




No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e o seu séquito enchia o templo.

Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.

E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória . Is 6:1-3


Meu irmão, minha irmã...O rei Uzias está morto, o teu passado também, e todos os teus desvarios, enganos foram esquecidos, lançados no mar do esquecimento.

O que está te impedindo de enxergar à Glória de Deus?

Livre-se de TUDO que está te tolhindo, amarrando, escravizando!

Ele está esperando ouvir SEU SIM, EIS ME AQUI! ENVIA-ME A MIM!

Ele tem ciúmes de ti, Ele quer todo o seu tempo, a sua prontidão,o seu serviço, a sua doação, a sua adoração!

Ele através de ti, quer realizar, operar sinais e maravilhas!

Ele quer ser teu amigo, ter maior comunhão contigo; ter confiança em ti, pra você ser o seu porta-voz, o seu atalaia....A proferir as Boas Novas, mas também exortar aos que estão perdidos, cegos, vivendo nos enganos, na sombra da morte!

Não importa o teu passado, de onde vens, dos teus lábios impuros...Ele te tocará e te limpará, santificado estarás!

ENTÃO, APTO ESTARÁS PARA ENTOAR, GLORIFICÁ-LO, JUNTO AOS SEUS SERAFINS, TODA A TUA ADORAÇÃO!

Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Is 6:3




E eis que a glória do Deus de Israel estava ali, conforme o aspecto que eu tinha visto no vale. Ez 8:4

Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. 2 Co 4:6

E eis que a glória do Deus de Israel vinha do caminho do oriente; e a sua voz era como a voz de muitas águas, e a terra resplandeceu por causa da sua glória. Ez 43:2






















[...] TRAZEI-MOS AQUI

-SERVAMARA-


[...] Trazei-mos aqui. (Mt 14:18)



Meu irmão, minha irmã...Por que morres de fome?

Por que morres de sede?

Por que essa angústia sem fim?

Por que essas lágrimas copiosas a inundarem o teu leito?

Por que estás tão cego, cega, cambaleante, sem rumo a seguir?

Por que mendigas?

Por que tantos labirintos, aflições a lhe tragar?

Por que buscas no efêmero a eternidade?

Por que bates a porta errada...A porta das prostuições, dos adultérios, dos enganos, dos desvarios?

Por que cultuas ídolos, ajoelhas em outros altares?

Por buscas bençãos, amores, em cisternas rotas?

Por que? Por que? Por que?

Por que não me enxergas?

Eu estou tão perto, acessível, pronto a te ouvir, atender!

[...] TRAZEI-MOS AQUI...

TODAS AS TUAS NECESSIDADES, TODOS TEUS CLAMORES, TODAS AS TUAS DORES, TODAS AS TUAS LÁGRIMAS, TODAS AS TUAS CARÊNCIAS, TODAS ANGÚSTIAS DO TEU SER!

Eu estou aqui, pra suprir todas as tuas necessidades; pra ti, quero ofertar todas as minhas riquezas; todos os meus tesouros estão a teu dispor!

Todos dias, bato a tua porta!

E Minha Voz ecoa...

[...] Trazei-mos aqui.

Basta, você abrir a porta!

Colocando em minhas mãos, as tuas maiores necessidades, clamores....



Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: Trazei-mos aqui.

E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão.

E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias.

E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.
Mt 14:17-21

O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus. Fl 4:19






VENHA, MEU AMADO QUERITE, A ME ACOLHER!


-SERVAMARA-


Depois veio a ele a palavra do SENHOR, dizendo:

Retira-te daqui, e vai para o oriente, e esconde-te junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.1 Rs 17:2-3



Precisamos aprender a escutar a Voz do Senhor; tem momentos em nossas vidas, que Ele nos orienta, fala:

Aquieta-te!

Retira-te desse lugar! Dessa situação! Desse relacionamento!

Esconde-te à sombra das minhas asas; igual , a uma ave acolhendo os seus filhotes!

Descansa em mim! Confia em mim!

Eu providenciarei o seu sustento, sua provisão, saciarei tua sede, tua fome; nem que tenha de usar corvos para te alimentar!

Eu , somente, Eu...Te guio, oriento...E sei o tempo determinado, pra você descansar, pra o ribeiro secar, pra você seguir em frente, agir, realizar!

Não se agite, se angustie; aprecie e desfrute, os momentos ofertados de quietude, silêncio na minha Santa Presença!

Se prepare para um novo recomeço, uma nova rota a seguir!

Não temas, Eu estou contigo, a te guiar, abençoar!

Minha alma tão cansada, sedenta, descansa em ti, Senhor!

Obedeço a tua Doce Voz!

Me aquieto!

VENHA, MEU AMADO QUERITE, A ME ACOLHER!



E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

Foi, pois, e fez conforme a palavra do SENHOR; porque foi, e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã; como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.

E sucedeu que, passados dias, o ribeiro se secou, porque não tinha havido chuva na terra. 1 Rs 17:4-7


















FLORZINHA DOS ALPES

-SERVAMARA-


O balançar das florzinhas tão rasteiras...Tremulam, Sussurram ...

Seja bem-vinda!

Seja feliz!

Tu tens o dom da vida, para contemplar, viver e amar!

Eu, aqui estou; tenho paz, pois no alto , eu vivo;

A paz encontrada, não vem de bens, ostentações, situações, pessoas, relacionamentos...

Mas sim, de aspirar o ar rarefeito, puro, dos Alpes!

Da simplicidade do meu dia a dia...Beleza a encantar, perfume a exalar!

Da Mão do Senhor a me abençoar, cuidar!

Na sua Santa Presença, existo, sem me angustiar!

Aprenda, comigo, a doce arte de se entregar;

Descansar nos braços do Nosso Eterno Pai, Criador!




Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
João 14:27

Portanto dize: Eis que lhe dou a minha aliança de paz;
Números 25:12

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Filipenses 4:7

Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz.
Tiago 3:18

E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Efésios 2:17

O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.
Números 6:26

Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios.
Salmos 122:7

E o Deus de paz seja com todos vós. Amém.
Romanos 15:33

Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.
Efésios 4:3

E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
Efésios 6:15

A misericórdia e a verdade se encontraram; a justiça e a paz se beijaram.
Salmos 85:10

Mas os mansos herdarão a terra, e se deleitarão na abundância de paz.
Salmos 37:11

Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas de paz.
Provérbios 3:17









quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

UM PRIMEIRO PENSAMENTO DE CRISTO

Os 10 maiores desafios da Ásia, o que tenho a ver com isso?

“E me esforcei para anunciar o Evangelho onde Cristo nunca fora anunciado”. Rom. 15.20


O texto acima traz a visão ministerial paulina, que é de sempre ir onde o evangelho ainda não fora anunciado, e isto para não edificar sobre fundamento alheio. O contraste hodierno é a proliferação de igrejas onde se concentra a maioria dos recursos econômicos. A realidade brasileira comprova isto, pois abandonamos as tribos indígenas que tem 151 tribos sem um obreiro sequer, o sertão nordestino e os povos ribeirinhos. Agora tente imaginar o grande desafio de levar os cristãos brasileiros a amarem os povos menos alcançados da terra que estão distantes dos nossos olhos!!!

É interessante perceber o contexto da passagem em que o apóstolo Paulo menciona que já iria para outro lugar, pois havia concluído a tarefa de evangelizar as quatro províncias do Império romano – Galácia, Macedônia, Acaia e Ásia proconsular –, desde Jerusalém até a atual Bósnia, e isto em apenas 10 anos de trabalho árduo e em diferentes contextos culturais.

Desejamos compartilhar os dez maiores desafios sobre a tarefa inacabada da Ásia e esperamos que possa sensibilizar o seu coração, mente e espírito para que venha a se associar conosco para juntos ver parte desse quadro mudado ainda nesta década.


1 – Mais de 81% dos quase cinco bilhões de pessoas não cristãs vivem nesse continente.


2 – Possui 85% das pessoas menos evangelizadas, nove dos dez países menos evangelizados com as maiores populações. Somente na China tem aproximadamente 320 milhões que nunca ouviram nada de Jesus; e das 600 mil cidades e vilas da Índia, 500 mil não têm um obreiro sequer.


3 – Presença dos três maiores blocos religiosos não cristãos: islamismo, hinduísmo e budismo; eles são os maiores desafios para os cristãos. São em torno de 1,1 bilhão de muçulmanos, 950 milhões de hindus, e entre 500-900 milhões de budistas.


4- O Projeto Josué mostra 16.350 povos etno-linguísticos. Dos 6.648 menos alcançados da lista, 5.150 são asiáticos. O desafio da tradução bíblica é muito grande, pois das mais de 2 mil línguas que precisam de tradução no mundo, mais de 40% delas estão na Ásia.


5 – A Janela 35-45 ou Janela Túrquica – povos de origem turca que se espalham desde a Bulgária até o Oeste chinês, onde se encontram os povos muçulmanos Uigers e Huis. Além dos povos árabes e iranianos.


6 - Desastres ecológicos – A região tem sido afetada por grandes terremotos, vulcões, secas, ciclones, tsunamis e enchentes que tem ceifado milhões de vidas, e levado outras a ficarem desabrigadas, necessitando de muitos obreiros para prestação de ajuda humanitária e em todas as áreas da vida.


7 – Tráfico. O tráfico tem sido uma forma ilícita de obtenção de recursos financeiros. O tráfico de drogas tem sido a forma mais violenta e conhecida, como a heroína no Afeganistão e no Triangulo de Ouro (Mianmar, Tailândia e Laos). Ainda mais aviltante é o tráfico humano para trabalho escravo e prostituição. A Ásia é a região que mais supre adolescentes para os bordéis internacionais.


8 - Vírus HIV – A pandemia está intensificando neste continente, principalmente na India, Tailândia e China, e isto devido ao crescimento da indústria do sexo.


9 – O crescimento econômico dos tigres asiáticos tem sido fenomenal devido ao acesso à alta tecnologia, mão de obra barata e investimentos estrangeiros que proporcionam produtos com preços super-competitivos devido à alta produção para o mercado interno e exportação. Isto tem levado à grande corrupção e grande discrepância entre pobre e rico.


10 – O fundamentalismo religioso muçulmano e hinduísta tem sido o grande desafio para os cristãos nacionais. Isto tem dificultado a entrada de obreiros, bem como a mudança de status religioso e o acesso às classes mais altas da sociedade, pois para conseguir um emprego precisa ser parte da religião estatal. O maior desafio está na Coréia do Norte, que dizimou milhares de cristãos. O país tem enfrentado uma fome tremenda. Sabe-se da história de um pai de família que estava morrendo e chegou a dizer ao filho que comesse a carne dele quando morresse, pois, se o enterrasse, o vizinho desenterraria o cadáver para comê-lo.


Poderíamos enumerar muitos outros fatos, mas entendemos que esses são os mais fortes. Estes desafios necessitam das orações específicas da igreja e exigem novas maneiras de trabalho. A Horizontes América Latina analisou todas essas áreas e procurou parcerias para ver a melhor forma de trabalhar. Buscando visualizar novos métodos para alcançar o maior número de discípulos nesta região, lançamos o Projeto UNIÁSIA, um projeto de sete anos onde os candidatos receberão sete formações diferentes: Bíblica, Missiológica, Transcultural, Espanhol, Inglês, Língua Asiática e uma graduação Universitária na Ásia, e que recebe os candidatos com apenas um terço do sustento sendo o restante mobilizado no treinamento. Para isto contemplamos o treinamento de cristãos nacionais para as igrejas subterrâneas, estabelecimento de empresas e negócios internacionais, intercâmbios culturais, área educacional e a tradução de línguas, além de projetos de aconselhamento em áreas de desastres.


Nosso alvo é trabalhar arduamente para ver o número de obreiros brasileiros na Ásia dobrado até o ano de 2015. Estima-se hoje que haja em torno de 275 obreiros brasileiros, de todas as denominações em todo o continente asiático.

Nosso grande desafio para 2011 é o Centro Para as Nações em Monte Verde – Diante do grande contingente que deve vir do estado do Pará e de outros estados para os projetos Uniásia (uniasia@mhorizontes.org.br) e Revolution Teen (projeto que visa treinar adolescentes que concluíram o ensino fundamental nas áreas cultural, lingüística e bíblica), precisaremos concluir o novo edifício de alojamentos com 48 suítes, cinco andares e já coberto.

Para ver a conclusão, precisaremos de um milhão e duzentos mil reais e para isso estamos vendendo a nossa base na Bolívia, adquirida da Missão Sueca. Para complementar, queremos contar com 1000 parceiros amigos da Horizontes que contribuam com R$ 50,00 mensais durante um período de 12 meses.

Aos que aceitarem o honroso convite e investirem neste grande empreendimento, ofereceremos uma estadia gratuita numa suíte por um final de semana iniciando em uma sexta feira.

Contamos com seu apoio e o convidamos a se unir conosco neste novo ano para que, ao final dele, possa vir e ver de perto aqueles que o Senhor tem levantado para encarar o grande desafio:

alcançar os povos não alcançados da terra.

No amor do Mestre,
Cleonice e David Botelho

Missão Horizontes –
contato@mhorizontes.org.br




-SERVAMARA-


Missões não são um "pensamento de última hora" da igreja, mas um "primeiro pensamento de Cristo" Henry Van Dyke


Que o primeiro pensamento de Cristo seja também o nosso primeiro pensamento!

Que as dificuldades, percalços não sejam obstáculos, impedimentos para obedecermos as palavras do Senhor: Ide, por todo mundo, pregai o Evangelho a toda criatura. Mc 16:16

Por todo mundo...A toda criatura!

Não existem mas, poréns....

IDE!

Não é opção, é dever!


E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.

Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;

Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém. Mt 28:18-20






















MAS TENHO-VOS CHAMADO DE AMIGOS




"...tenho-vos chamado
de amigos..."



Houve, tempo atrás, um velho professor alemão cuja vida sempre impressionara sobremaneira os seus alunos. Um dia, alguns deles resolveram descobrir o segredo daquela vida. Então, um do grupo escondeu-se no escritório onde o professor costumava ficar à noite, antes de se recolher.

Já era tarde, quando o professor chegou. Estava muito cansado, mas sentou-se e passou uma hora lendo a Bíblia. Depois abaixou a cabeça numa oração silenciosa. Finalmente, fechando o Livro dos livros, ele disse:

"Bem, Senhor Jessus, nossa velha amizade continua como sempre."

Conhecê-lo é o que de melhor se pode obter na vida ; e todo crente deveria porfiar por manter sempre "a velha amizade" com ele.

A realidade da presença de Jesus na vida nos vem como resultado da oração a sós com ele e do estudo pessoal da Bíblia, devocional, entranhável. Cristo se torna mais real àquele que persiste em cultivar a sua presença. ( Extraído do Livro Manancial do Deserto- Lettie Cowan)



-SERVAMARA-



Amigo é alguém que amamos, que confiamos, que revelamos nossos maiores anseios, sonhos, segredos;

Amigo é alguém que respeitamos, que deixamos livres para ser, realizar.

O Senhor Jesus nos deixou através da sua Palavra, uma bela definição de como ser amigo; Ele diz que damos a nossa própria vida por ele; e para seus amigos, O Senhor revelou a vontade do seu Pai!

E que para sermos amigos Dele, temos de obedecê-lo, seguirmos os seus santos desígnios, mas não com pesar, mas com alegria!

Sempre, ele respeita nosso livre-arbítrio; Ele não nos chama de servos, mas de amigos!

Lendo o legado das suas palavras, percebemos a diferença de amizade que consola e liberta; e de uma outra, que nos faz escravos e ainda nos chamam de aparelhos, cavalos e outras definições..

Não temos de escrever, escrever...Obedecer vozes do além!

O Senhor Jesus quando é nosso amigo, Ele nos toca , liberta e dá vida com abundância; a paz nos acompanha e contagia!

Ele respeita nossas escolhas, livre-arbítrio...Ele bate e espera , abrirmos a porta!

Ele sussurra e espera , pacientemente, a nossa resposta!

CUIDADO, COM A DIFERENÇA ENTRE ESCRAVO, CAVALO, APARELHO E ....

E SER LIVRE, AMIGO DO SENHOR JESUS!

CUIDADO, COM OS MEIOS DE COMUNICAÇÕES QUE CULTUAM A ESCRAVIDÃO, MORTE ESPIRITUAL!



Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.

Isto vos mando: Que vos ameis uns aos outros. Jo 15:13-17








terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

MINHA CIDADE..ABOMINAÇÕES A LHE ADORNAR!

-SERVAMARA-


Minha cidade, tu és linda de se ver!

A tua orla é tão esplendorosa, e a imensidão do mar tão azul a nos inebriar, fascinar!

Uma infinidade de encantos... Desencantos a lhe manchar!

Os sons dos atabaques ensurdecedores...

Convocando, chamando...Hostes infernais a lhe guiar, cegar!

Na surdina das noites, as suas ruas destilam o veneno das tuas prostituções!

Em cada canto, uma imagem a ajoelhar, idolatrar!

Oferendas a lhe contaminar, sujar!

Minha cidade...Abominações a lhe adornar!

Crês??? Cidade impenitente!

Que o olhos do Senhor não estão vendo a tua nudez, infidelidades a te tragar , entregar em tantos outros braços e amores!

Cuidado, tua punição está próxima!

Tuas vergonhas serão descobertas, tuas prostituições apregoadas em cada esquina, teus ídolos derribados, teus mares darão conta das tuas oferendas, imundícies!

Ai de ti, minha cidade impenitente, no Dia do Juízo, haverá menos rigor para Tiro, Sidom e Sodoma , do que a ti, minha cidade.


E veio a mim outra vez a palavra do SENHOR, dizendo:

Filho do homem, faze conhecer a Jerusalém as suas abominações.

Mas confiaste na tua formosura, e te corrompeste por causa da tua fama, e prostituías-te a todo o que passava, para seres dele.

E tomaste dos teus vestidos, e fizeste lugares altos pintados de diversas cores, e te prostituíste sobre eles, como nunca sucedera, nem sucederá.

E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas.

E tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e o meu azeite e o meu perfume puseste diante delas. Ez 16:1-2, 15-18


Então começou ele a lançar em rosto às cidades onde se operou a maior parte dos seus prodígios o não se haverem arrependido, dizendo:

Ai de ti, Corazim! ai de ti, Betsaida! porque, se em Tiro e em Sidom fossem feitos os prodígios que em vós se fizeram, há muito que se teriam arrependido, com saco e com cinza.

Por isso eu vos digo que haverá menos rigor para Tiro e Sidom, no dia do juízo, do que para vós.

E tu, Cafarnaum, que te ergues até aos céus, serás abatida até aos infernos; porque, se em Sodoma tivessem sido feitos os prodígios que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.

Eu vos digo, porém, que haverá menos rigor para os de Sodoma, no dia do juízo, do que para ti. Mt 11:2-24








COMO UMA CRIANÇA!

-SERVAMARA-


Como uma criança ávida abrindo os seus presentes...

É assim que me sinto, diariamente, lendo sua Palavra; cada versículo é um presente a me alegrar, consolar.

Como mel a adoçar a minha boca; como água para saciar a minha sede; como alimento diário a me abastecer e saciar!

Na tua Palavra encontro o caminho a me guiar, a andar, percorrer; nela, eu encontro força para me erguer, continuar, perseverar...Próximo passo a seguir!

Luz pra me alumiar nas vicissitudes da vida; porto onde me refugio até que passe as tempestades.

Sempre, serei igual a uma criança, a me deleitar com tua voz a sussurrar, me ensinar...Nas sagradas linhas da tua Palavra!




SALMO 119

Alef. Bem-aventurados os retos em seus caminhos, que andam na lei do SENHOR.

Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.

E não praticam iniqüidade, mas andam nos seus caminhos.

Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos.

Quem dera que os meus caminhos fossem dirigidos a observar os teus mandamentos.

Então não ficaria confundido, atentando eu para todos os teus mandamentos.

Louvar-te-ei com retidão de coração quando tiver aprendido os teus justos juízos.

Observarei os teus estatutos; não me desampares totalmente.

Bet. Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.

Com todo o meu coração te busquei; não me deixes desviar dos teus mandamentos.

Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.

Bendito és tu, ó SENHOR; ensina-me os teus estatutos.

Com os meus lábios declarei todos os juízos da tua boca.

Folguei tanto no caminho dos teus testemunhos, como em todas as riquezas.

Meditarei nos teus preceitos, e terei respeito aos teus caminhos.

Recrear-me-ei nos teus estatutos; não me esquecerei da tua palavra.

Guímel. Faze bem ao teu servo, para que viva e observe a tua palavra.

Abre tu os meus olhos, para que veja as maravilhas da tua lei.

Sou peregrino na terra; não escondas de mim os teus mandamentos.

A minha alma está quebrantada de desejar os teus juízos em todo o tempo.

Tu repreendeste asperamente os soberbos que são amaldiçoados, que se desviam dos teus mandamentos.

Tira de sobre mim o opróbrio e o desprezo, pois guardei os teus testemunhos.

Príncipes também se assentaram, e falaram contra mim, mas o teu servo meditou nos teus estatutos.

Também os teus testemunhos são o meu prazer e os meus conselheiros.

Dálet. A minha alma está pegada ao pó; vivifica-me segundo a tua palavra.

Eu te contei os meus caminhos, e tu me ouviste; ensina-me os teus estatutos.

Faze-me entender o caminho dos teus preceitos; assim falarei das tuas maravilhas.

A minha alma consome-se de tristeza; fortalece-me segundo a tua palavra.

Desvia de mim o caminho da falsidade, e concede-me piedosamente a tua lei.

Escolhi o caminho da verdade; propus-me seguir os teus juízos.

Apego-me aos teus testemunhos; ó SENHOR, não me confundas.

Correrei pelo caminho dos teus mandamentos, quando dilatares o meu coração.

He. Ensina-me, ó SENHOR, o caminho dos teus estatutos, e guardá-lo-ei até o fim.

Dá-me entendimento, e guardarei a tua lei, e observá-la-ei de todo o meu coração.

Faze-me andar na vereda dos teus mandamentos, porque nela tenho prazer.

Inclina o meu coração aos teus testemunhos, e não à cobiça.

Desvia os meus olhos de contemplarem a vaidade, e vivifica-me no teu caminho.

Confirma a tua palavra ao teu servo, que é dedicado ao teu temor.

Desvia de mim o opróbrio que temo, pois os teus juízos são bons.

Eis que tenho desejado os teus preceitos; vivifica-me na tua justiça.

Vav. Venham sobre mim também as tuas misericórdias, ó SENHOR, e a tua salvação segundo a tua palavra.

Assim terei que responder ao que me afronta, pois confio na tua palavra.

E não tires totalmente a palavra de verdade da minha boca, pois tenho esperado nos teus juízos.

Assim observarei de continuo a tua lei para sempre e eternamente.

E andarei em liberdade; pois busco os teus preceitos.

Também falarei dos teus testemunhos perante os reis, e não me envergonharei.

E recrear-me-ei em teus mandamentos, que tenho amado.

Também levantarei as minhas mãos para os teus mandamentos, que amei, e meditarei nos teus estatutos.

Záin. Lembra-te da palavra dada ao teu servo, na qual me fizeste esperar.

Isto é a minha consolação na minha aflição, porque a tua palavra me vivificou.

Os soberbos zombaram grandemente de mim; contudo não me desviei da tua lei.

Lembrei-me dos teus juízos antiqüíssimos, ó SENHOR, e assim me consolei.

Grande indignação se apoderou de mim por causa dos ímpios que abandonam a tua lei.

Os teus estatutos têm sido os meus cânticos na casa da minha peregrinação.

Lembrei-me do teu nome, ó SENHOR, de noite, e observei a tua lei.

Isto fiz eu, porque guardei os teus mandamentos.

Het. O SENHOR é a minha porção; eu disse que observaria as tuas palavras.

Roguei deveras o teu favor com todo o meu coração; tem piedade de mim, segundo a tua palavra.

Considerei os meus caminhos, e voltei os meus pés para os teus testemunhos.

Apressei-me, e não me detive, a observar os teus mandamentos.

Bandos de ímpios me despojaram, mas eu não me esqueci da tua lei.

Å meia noite me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos.

Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos.

A terra, ó SENHOR, está cheia da tua benignidade; ensina-me os teus estatutos.

Tet. Fizeste bem ao teu servo, SENHOR, segundo a tua palavra.

Ensina-me bom juízo e ciência, pois cri nos teus mandamentos.

Antes de ser afligido andava errado; mas agora tenho guardado a tua palavra.

Tu és bom e fazes bem; ensina-me os teus estatutos.

Os soberbos forjaram mentiras contra mim; mas eu com todo o meu coração guardarei os teus preceitos.

Engrossa-se-lhes o coração como gordura, mas eu me recreio na tua lei.

Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.

Melhor é para mim a lei da tua boca do que milhares de ouro ou prata.

Iód. As tuas mãos me fizeram e me formaram; dá-me inteligência para entender os teus mandamentos.

Os que te temem alegraram-se quando me viram, porque tenho esperado na tua palavra.

Bem sei eu, ó SENHOR, que os teus juízos são justos, e que segundo a tua fidelidade me afligiste.

Sirva pois a tua benignidade para me consolar, segundo a palavra que deste ao teu servo.

Venham sobre mim as tuas misericórdias, para que viva, pois a tua lei é a minha delícia.

Confundam-se os soberbos, pois me trataram duma maneira perversa, sem causa; mas eu meditarei nos teus preceitos.

Voltem-se para mim os que te temem, e aqueles que têm conhecido os teus testemunhos.

Seja reto o meu coração nos teus estatutos, para que não seja confundido.

Cáf. Desfalece a minha alma pela tua salvação, mas espero na tua palavra.

Os meus olhos desfalecem pela tua palavra; entrementes dizia: Quando me consolarás tu?

Pois estou como odre na fumaça; contudo não me esqueço dos teus estatutos.

Quantos serão os dias do teu servo? Quando me farás justiça contra os que me perseguem?

Os soberbos me cavaram covas, o que não é conforme a tua lei.

Todos os teus mandamentos são verdade. Com mentiras me perseguem; ajuda-me.

Quase que me têm consumido sobre a terra, mas eu não deixei os teus preceitos.

Vivifica-me segundo a tua benignidade; assim guardarei o testemunho da tua boca.

Lámed. Para sempre, ó SENHOR, a tua palavra permanece no céu.

A tua fidelidade dura de geração em geração; tu firmaste a terra, e ela permanece firme.

Eles continuam até ao dia de hoje, segundo as tuas ordenações; porque todos são teus servos.

Se a tua lei não fora toda a minha recreação, há muito que pereceria na minha aflição.

Nunca me esquecerei dos teus preceitos; pois por eles me tens vivificado.

Sou teu, salva-me; pois tenho buscado os teus preceitos.

Os ímpios me esperam para me destruírem, mas eu considerarei os teus testemunhos.

Tenho visto fim a toda a perfeição, mas o teu mandamento é amplíssimo.

Mem. Oh! quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia.

Tu, pelos teus mandamentos, me fazes mais sábio do que os meus inimigos; pois estão sempre comigo.

Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.

Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.

Desviei os meus pés de todo caminho mau, para guardar a tua palavra.

Não me apartei dos teus juízos, pois tu me ensinaste.

Oh! quão doces são as tuas palavras ao meu paladar, mais doces do que o mel à minha boca.

Pelos teus mandamentos alcancei entendimento; por isso odeio todo falso caminho.

Nun. Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.

Jurei, e o cumprirei, que guardarei os teus justos juízos.

Estou aflitíssimo; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua palavra.

Aceita, eu te rogo, as oferendas voluntárias da minha boca, ó SENHOR; ensina-me os teus juízos.

A minha alma está de contínuo nas minhas mãos; todavia não me esqueço da tua lei.

Os ímpios me armaram laço; contudo não me desviei dos teus preceitos.

Os teus testemunhos tenho eu tomado por herança para sempre, pois são o gozo do meu coração.

Inclinei o meu coração a guardar os teus estatutos, para sempre, até ao fim.

Sámech. Odeio os pensamentos vãos, mas amo a tua lei.

Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra.

Apartai-vos de mim, malfeitores, pois guardarei os mandamentos do meu Deus.

Sustenta-me conforme a tua palavra, para que viva, e não me deixes envergonhado da minha esperança.

Sustenta-me, e serei salvo, e de contínuo terei respeito aos teus estatutos.

Tu tens pisado aos pés todos os que se desviam dos teus estatutos, pois o engano deles é falsidade.

Tu tiraste da terra todos os ímpios, como a escória, por isso amo os teus testemunhos.

O meu corpo se arrepiou com temor de ti, e temi os teus juízos.

Aín. Fiz juízo e justiça; não me entregues aos meus opressores.

Fica por fiador do teu servo para o bem; não deixes que os soberbos me oprimam.

Os meus olhos desfaleceram pela tua salvação e pela promessa da tua justiça.

Usa com o teu servo segundo a tua benignidade, e ensina-me os teus estatutos.

Sou teu servo; dá-me inteligência, para entender os teus testemunhos.

Já é tempo de operares, ó SENHOR, pois eles têm quebrantado a tua lei.

Por isso amo os teus mandamentos mais do que o ouro, e ainda mais do que o ouro fino.

Por isso estimo todos os teus preceitos acerca de tudo, como retos, e odeio toda falsa vereda.

Pe. Maravilhosos são os teus testemunhos; portanto, a minha alma os guarda.

A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices.

Abri a minha boca, e respirei, pois que desejei os teus mandamentos.

Olha para mim, e tem piedade de mim, conforme usas com os que amam o teu nome.

Ordena os meus passos na tua palavra, e não se apodere de mim iniqüidade alguma.

Livra-me da opressão do homem; assim guardarei os teus preceitos.

Faze resplandecer o teu rosto sobre o teu servo, e ensina-me os teus estatutos.

Rios de águas correm dos meus olhos, porque não guardam a tua lei.

Tsádi. Justo és, ó SENHOR, e retos são os teus juízos.

Os teus testemunhos que ordenaste são retos e muito fiéis.

O meu zelo me consumiu, porque os meus inimigos se esqueceram da tua palavra.

A tua palavra é muito pura; portanto, o teu servo a ama.

Pequeno sou e desprezado, porém não me esqueço dos teus mandamentos.

A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.

Aflição e angústia se apoderam de mim; contudo os teus mandamentos são o meu prazer.

A justiça dos teus testemunhos é eterna; dá-me inteligência, e viverei.

Cof. Clamei de todo o meu coração; escuta-me, SENHOR, e guardarei os teus estatutos.

A ti te invoquei; salva-me, e guardarei os teus testemunhos.

Antecipei o cair da noite, e clamei; esperei na tua palavra.

Os meus olhos anteciparam as vigílias da noite, para meditar na tua palavra.

Ouve a minha voz, segundo a tua benignidade; vivifica-me, ó SENHOR, segundo o teu juízo.

Aproximam-se os que se dão a maus tratos; afastam-se da tua lei.

Tu estás perto, ó SENHOR, e todos os teus mandamentos são a verdade.

Acerca dos teus testemunhos soube, desde a antiguidade, que tu os fundaste para sempre.

Reish. Olha para a minha aflição, e livra-me, pois não me esqueci da tua lei.

Pleiteia a minha causa, e livra-me; vivifica-me segundo a tua palavra.

A salvação está longe dos ímpios, pois não buscam os teus estatutos.

Muitas são, ó SENHOR, as tuas misericórdias; vivifica-me segundo os teus juízos.

Muitos são os meus perseguidores e os meus inimigos; mas não me desvio dos teus testemunhos.

Vi os transgressores, e me afligi, porque não observam a tua palavra.

Considera como amo os teus preceitos; vivifica-me, ó SENHOR, segundo a tua benignidade.

A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.

Shin. Príncipes me perseguiram sem causa, mas o meu coração temeu a tua palavra.

Folgo com a tua palavra, como aquele que acha um grande despojo.

Abomino e odeio a mentira; mas amo a tua lei.

Sete vezes no dia te louvo pelos juízos da tua justiça.

Muita paz têm os que amam a tua lei, e para eles não há tropeço.

SENHOR, tenho esperado na tua salvação, e tenho cumprido os teus mandamentos.

A minha alma tem observado os teus testemunhos; amo-os excessivamente.

Tenho observado os teus preceitos, e os teus testemunhos, porque todos os meus caminhos estão diante de ti.

Tav. Chegue a ti o meu clamor, ó SENHOR; dá-me entendimento conforme a tua palavra.

Chegue a minha súplica perante a tua face; livra-me segundo a tua palavra.

Os meus lábios proferiram o louvor, quando me ensinaste os teus estatutos.

A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são justiça.

Venha a tua mão socorrer-me, pois escolhi os teus preceitos.

Tenho desejado a tua salvação, ó SENHOR; a tua lei é todo o meu prazer.

Viva a minha alma, e louvar-te-á; ajudem-me os teus juízos.

Desgarrei-me como a ovelha perdida; busca o teu servo, pois não me esqueci dos teus mandamentos.