Pesquisar este blog

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

LATRO LAUDABILIS ET MIRABILIS

-SERVAMARA-
 
 
 
Momentos extremos de dores, suplícios e agonias, se não bastassem esses pesados aguilhões; ainda pairava sobre Si escárnios, blasfêmias, vindas como açoites dos lábios ferinos dos príncipes dos sacerdotes, com os escribas, e anciãos, e fariseus. E também, de onde Ele menos esperava, dos dois salteadores que foram crucificados, ao Seu lado, um, à direita, e outro, á esquerda, que proferiam ofensas,  e sem compaixão, nem discernimento espiritual, quanto a aos sofrimentos infligidos injustamente perante ao Rei dos reis,  Jesus Cristo.
 
E o mesmo lhe lançaram também em rosto os salteadores que com ele estavam crucificados. Mt 27:44

O Cristo, o Rei de Israel, desça agora da cruz, para que o vejamos e acreditemos. Também os que com ele foram crucificados o injuriavam. Mc 15:32
 
Em qual momento, um dos salteadores, foi tocado pelo Espírito Santo, em perceber a tamanha atrocidade que estava sendo cometida contra um inocente, Filho de Deus?
 
Será que foi quando fitou demoradamente a Sua face sangrando, que se mantinha serena? Mesmo diante aos maiores ímprobos e aflições, o Homem não proferia nenhuma palavra ou gesto de repúdio, contestação?
 
E diante de tamanha dignidade, nobreza e sensatez, o salteador começou a perceber toda a sua vileza, pequenez,  a sua vida toda consumida pelos enganos, dissoluções; inclusive nesse momento, pois proferiu insanidades contra um Homem santo e inocente; e ele se arrependeu profundamente e não podia mais se calar diante das blasfêmias proferidas novamente por outro salteador, e o repreendeu veemente!
 
E um dos malfeitores que estavam pendurados blasfemava dele, dizendo: Se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós.

 Respondendo, porém, o outro, repreendia-o, dizendo: Tu nem ainda temes a Deus, estando na mesma condenação?

 E nós, na verdade, com justiça, porque recebemos o que os nossos feitos mereciam; mas este nenhum mal fez. Lc 23:39-41
 
Quanto mais falava, se sentia com mais força, e desejo de compartilhar desse Reinado, junto a Jesus Cristo, clamando com um sincero e tocante arrependimento, ousou Lhe fazer um pedido!
 
E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino. Lc 23:42
 
E com certeza, Jesus Cristo, olhou-o com muita compaixão, um olhar que sondou profundamente o seu íntimo, e viu nele frutos dignos de arrependimento, e proferiu as palavras de alegria, aconchego, a um filho que voltava ao regaço do Pai.
 
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso. Lc 23:43
 
Meditando, vários dias, sobre esse tão intrépido salteador, fico pensando o quanto ele deve ter morrido em paz,  e se regozijando ao saber o destino de  sua alma, eternamente ao lado de Cristo, gozando de todos os benesses do Seu Reinado.
 
A graça imerecida, que lhe foi agraciada, está disponível hoje, agora, para todos, que estão dispostos a se arrependerem das suas iniquidades, e tomarem posse dessa dádiva; manancial que não pára de jorrar diante daqueles (as) que têm sede de vida, vida com abundância, vida eterna.
 
Eu os remirei da mão do inferno, e os resgatarei da morte. Onde estão, ó morte, as tuas pragas? Onde está, ó inferno, a tua perdição? O arrependimento está escondido de meus olhos. Os 13:14
 
Não importa o seu passado tenebroso e sim a vontade sincera, movida pela inspiração do Espírito Santo, em clamar, bradar a imensurável misericórdia do Senhor; assim como Ele não negou a petição do salteador, nos seus últimos momentos de vida. E por este gesto ímpar, inigualável, ele sempre será lembrado; um ladrão elogiado e admirado,'Latro Laudabilis Et Mirabilis', palavras proferidas por Santo Agostinho, a seu respeito.
 
Sugiro a todos, que se detenham a ler o Sermão de Charles Haddon Spurgeon, 'O Ladrão que Creu', pois garanto a vocês, que as suas palavras, te edificarão demais, aliadas a indispensável leitura das Escrituras.
 
 
 
 
 

"No momento que um pecador crê,

E confia em seu Deus crucificado,

Recebe de imediato seu perdão,

Redenção completa por Seu sangue".


"Um suave suspiro rompe as cadeias,

Apenas podemos dizer, 'se foi,'

Antes que o espírito redimido,

Tome sua mansão próximo ao trono".  
 



(extraído- Sermão de Charles Haddon Spurgeon- O Ladrão que Creu)    








 

 




Nenhum comentário:

Postar um comentário